Planejamento Estratégico
Toda organização tem estratégia, mesmo que não formalizada. Mas com o trabalho coletivo, a necessidade de se formalizar se torna essencial para se poder compartilhar. Além do que, sendo construída à varias mãos, fica mais inteligente e legítima.
Vantagens de se ter um plano:
- Pensamento unificado na empresa: Todos compartilham de mesmo propósito.
- Menor nível de disputa entre os setores.
- Maior aplicação de metodologias e consequente modernização do negócio.
- Maior sentimento de pertença: maior orgulho em se vestir a camisa
- Revelação de talentos dentro da organização
- Ajuda ao cumprimento de metas e melhores resultados do negócio
- Propensão a maiores resultados econômicos.
Planejamento Estratégico efetivo: O mapa para o melhor resultado econômico.
O Planejamento estratégico conquistou as empresas com a crítica sobre os negócios, como uma parada ou “Pit Stop” de reflexão. Valorizou e gerou maior inclusão dos colaboradores .
Pela dinâmica dos mercados, agressividade da concorrência e evolução da tecnologia, o olhar pra frente, que tinha horizontes bem distantes, passou a demandar uma resposta mais rápida, para um período mais curto. A ideologia que era o centro do plano, passou a ser a parte que antecede a um plano da atuação econômica convergente de mercado e produção.
Ideal:
Aplicar o fundamento econômico ao planejamento do negócio. Ler a atividade da empresa não como um processo, mas como atividade econômica e contar com os componentes patrimoniais como ativos de investimento em favor à resposta do capital investido.
Método:
Gerar as melhores alternativas para o negócio, considerando-se o mercado e as características operacionais. Juntar também os fatores que foram o pivô do sucesso da trajetória e compor a matriz geradora de resultados.
Por metodologias modernas, gerar novas alternativas, considerando-se novos mercados e novas operações.
Com o leque ampliado, aplicaremos inteligência nas escolhas selecionadas e planejaremos o melhor resultado: Econômico de fato.
Vamos fazer o uso de ferramentas de forma integrada e alinhar as gerencias às intenções dos investidores, em um planejamento do lucro:
Alinhar as intenções de sócios e dar forma à personalidade jurídica;
Planejar o resultado e adequar a estrutura
Estimular margem: Influenciar o mercado e nos moldar a ele
Facilitar a conexão ao cliente
Planejar e desenvolver pessoas
Minimizar
Sendo um passo à frente do Planejamento Estratégico, consiste-se não somente em um plano, mas numa conduta: contínua e fluida:
- Contínua, porque é feita e revisada continuamente em menores espaços de tempo;
- Fluida, porque sempre se enxerga à frente uma projeção atualizada;
Seria como usar o G.P.S, no lugar do mapa.
Estaremos sempre validando e consistindo elementos do plano estratégico conforme relevância das mudanças externas e de performance para melhor atuação no dia a dia. A curta e mais frequente reflexão, com metodologia adequada, nos permite atingir naturalmente melhores resultados.
Vantagens da Gestão Estratégica:
Migrar de um Planejamento Estratégico formalizado em uma ou duas folhas em papel, para um sistema de discussão periódica de temas estratégicos e reconfiguração contínua da Empresa.
- Pensamento revisado: Foco em temas atuais;
- Frequente revisão: Metas mais próximas à realidade;
- Aplicação estratégica de tecnologia e recursos recém conquistados pela empresa;
- Abordagem estratégica na mudança de mercado: aproveitamento de oportunidades;
- Flexibilidade e melhores resultados econômicos.
- Estratégica sempre em pauta, viva na memória e em discussão da alta cúpula;
- Presença de elemento externo em posição análoga a CSO-Chief Strategic Office
- Evolução e maturidade da direção
Tudo aplicado em ferramenta de gestão, via web, com todo o planejamento, onde os estrategistas trocam informações e monitoram a empresa
O Planejamento Estratégico formal demanda um tempo de elaboração normalmente negligenciado pelo imediatismo organizacional, levando-se a ser menos embasado e menos frequente do que mereceria ser:
Ideal:
Ter um plano capaz de se manter atualizado constantemente. Revendo-se metas e estratégias, além de provocar a atualização e alinhamento estratégico constante da cúpula da empresa.
Método:
Condução da equipe, dinâmica de reuniões e aplicação conjunta de ferramentas capazes de se trabalhar a direção do negócio em bases flutuantes.
- Projeções econômicas flutuantes;
- Temas discutidos com pauta previamente conhecida;
- Reuniões periódicas com assuntos eminentemente diretivos (não gerenciais);
- Análise econômica contínua da trajetória;
Minimizar